Resenha - Quadrinhos no Cinema


“Se você assistiu a algum dos filmes tratados neste livro... Bem, depois de lê-lo, terá de assisti-los novamente. Vai por mim: vai ser muito mais saboroso ver os heróis na tela grande como praticamente um expert em super-heróis. Isso porque “Quadrinho no Cinema” é exatamente isso: um guia completo (mesmo!) para o leitor∕cinéfilo.”
Os super-heróis estão definitivamente em alta e cada vez mais lotam as salas de cinema em todo o mundo com suas adaptações. Lançado em 2011, o livro Quadrinhos no Cinema: O Guia Completo dos Super-Heróis vem para apresentar ao leitor o universo de alguns dos heróis que ganharam espaço também nas telonas no ano de 2011, são eles: Thor, Lanterna Verde, Capitão América e Conan.

E apenas ao folhear algumas páginas já ficamos impressionados com a qualidade gráfica do livro, ricamente ilustrado. Mas a qualidade não para por aí, temos um conteúdo tão bom quanto. E é importante destacar que o título Quadrinhos no Cinema reflete apenas o motivo da escolha dos heróis, mas o livro é muito mais que isso, e deixa a cargo do subtítulo explicitar de maneira mais verídica seu conteúdo.

Ao iniciar a leitura dos capítulos de cada herói temos um resumo de toda sua trajetória nos quadrinhos, o que sempre me deixava impressionado, pois nunca imaginei que tais heróis possuíssem uma mitologia tão forte, complexa e interessante. Destaco aqui o Lanterna Verde Hal Jordan, que dos heróis falado neste guia é provavelmente o que eu menos conhecia e me deixou completamente maravilhado com sua história.

Sem falar que para aqueles que sentem vontade de embarcar no mundos dos quadrinhos e não fazem ideia de por onde começar (como eu), este guia é quase que leitura obrigatória! Nele somos apresentados à cronologia de cada herói e também aos seus melhores e piores momentos. Durante a leitura finalmente fui introduzido a esse mundo e inclusive já comprei aquelas que serão minhas primeiras HQ’s.

Outro ponto interessante é observar o cunho social desses heróis, onde o Capitão America tem total destaque. Um exemplo bem claro disso é a HQ na qual Steve Rogens precisa lidar com a situação política em seu país logo após os ataques de 11 de setembro, que é citada como uma de suas melhores historias.
“Sensível e sem receio de tocar nas feridas que marcaram os Estados Unidos, esta aventura corajosa discute abertamente temas como preconceito, antiamericanismo e as políticas drásticas adotadas pelo presidente Brush dentro do país nos eventos que sucederam o ataque.”
As animações e jogos dos heróis também recebem seu espaço no livro, o que só comprova o quão completo ele é. E confesso que após tomar conhecimento de alguns jogos e séries animadas ao lê-lo fui correndo procurá-las, pois é impossível não ficar ávido por mais ao terminar de ler este incrível guia. E é engraçado perceber o quão pouco eu tinha conhecimentos de tais 

Em suma, Quadrinhos no Cinema é um guia completíssimo sobre esses heróis e mais que indicado para todos. Se você deseja adentrar neste mundo essa é uma ótima oportunidade para dar o pontapé inicial e caso você já esteja familiarizado com o assunto eis uma ótima oportunidade de conhecer ainda mais. 

0 comentários:

Postar um comentário