Resenha - O Herói Perdido

Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas do Morte afinal.
Sou um grande fã do Rick Riordan, então comecei a ler O Herói Perdido com a expectativa lá em cima e não me decepcionei. O livro, que é o primeiro da série Os Heróis do Olimpo, trás tudo que a série Percy Jackson e os Olimpianos tinha de melhor, porém, também cria seus próprios elementos deixando sua trama ainda mais envolvente.

O livro se inicia com Jason acordando no banco de trás de um ônibus escolar, mas sem fazer a menor idéia de como foi parar lá. Confuso, Jason tenta explicar sua situação a Piper, que diz ser sua namorada, e a Leo, seu melhor amigo. Ele fala que não se lembra deles nem de mais nada, mas é ai que o ônibus é atacado por espíritos de vento.

Inicialmente achava que personagens como Annabeth e o próprio Percy não fariam parte importante da narrativa de O Herói Perdido, mas para minha felicidade estava enganado, pois é Annabeth que aparece para salvar Jason, Piper e Leo, revelando que eles são na verdade semideuses o os levando ao Acampamento Meio-Sangue. Outro fato interessante revelado por Annabeth é o misterioso desaparecimento de Percy, preocupando a todo no Acampamento.

E como não poderia faltar, logo uma nova profecia é revelada por Rachel, colocando Jason, Piper e Leo em uma perigosa missão de resgate, onde eles têm de salvar ninguém menos que Hera.

O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos se alternam entre os pontos de vista de Jason, Piper e Leo. Isso torna a leitura bem mais dinâmica e podemos entender melhor os mistérios que cerca cada um dos três personagens principais e também os conhecemos melhor, seus medos, suas dúvidas e incertezas.

Um acréscimo interessante para a trama foi a da mitologia romana, que é basicamente a mesma que a grega, mas com alguns diferencias. Os deuses, por exemplo, são os mesmo, mas com nomes e alguns traços de sua personalidade diferentes. Então é mostrado que um mesmo deus possui duas personalidades distintas, a grega (Zeus, Poseidon, Hera) e a romana (Júpiter, Netuno, Juno).

É importante ressaltar que a série Os Heróis do Olimpo é uma espécie de spin-off da série Percy Jackson e os Olimpianos, mas que não é necessário você ter lido ela para entender essa nova série. Porém, é aconselhável ler toda a série Percy Jackson antes de ir para Os Heróis do Olimpo, que começa poucas semanas após o fim de O Último Olimpiano e revele muitos dos acontecimentos vistos nele.

Trazendo o bom humor característico de sua escrita e com aventuras de tirar o fôlego, posso dizer sem medo de errar que Rick acertou mais uma vez na mão. É muito bom conhecer novos personagens e claro, poder rever os antigos que tanto amamos. Recomendo O Herói Perdido a todos os fãs de Percy Jackson e aos que ainda não a leram fica a pergunta: O que estão esperando?

11 comentários:

Thaís Cavalcante disse... [Responder Comentário]

Ainda não consegui ler nada de PJ e nada do Rick. Tenho visto ótimas resenhas sobre a série Olimpianos e não tenho dúvidas, com tantos elogios, que não irei me decepcionar com os livros.

Ótima resenha! E ainda não sei o que estou esperando! AHHHH! *corre*

Um beijão,
Pronome Interrogativo.
http://www.pronomeinterrogativo.com

Zilda Mara Peixoto disse... [Responder Comentário]

Oie!
Ainda não li nada do autor,pois não curto muito.Mas,reconheço sua impecável resenha.
Parabéns,lindo!
Bjs..
Zilda Mara
Cachola Literária

Andressa Tomaz disse... [Responder Comentário]

Oi Will!
Ainda não li nenhum livro do Rick! Estou com a série Percy Jackson inteira e o livro A Piramide Vermelha em casa, mas o tempo está curto! ahuah
Os livros do autor parecem fantásticos! Todos só elogiam as obras e isso me deixa mais curiosa ainda :)
Adoei sua resenha!

Beijos!

Natalia Dantas disse... [Responder Comentário]

Esse livro me pareceu bem legal, estava pensando em comprá-lo, mais ainda não sei, pelo motivo de que o tenho mesmo que ler os livros do Precy J.?

Ótima resenha.
Beijos :*
Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

Jonas N. disse... [Responder Comentário]

Apesar de só ter lido do Rick até o meio de PJ, quero retomar a leitura e em breve ler esse

Kaah'riny - disse... [Responder Comentário]

Oi Will! :D
Eu simplesmente adoro o Rick. <3 Ele é um dos meus favoritos com certeza. Quando terminei PJ quase tive um ataque de choro. HAHAHA'
Enfim, estou louca para ler 'O Herói Perdido' desde o ano passado. Mas nunca consegui comprar. Y.Y Nem sei o porquê. A última vez que fui na loja, acabei trazendo 'O Trono de Fogo' e esse ficou mais uma vez para depois. Y.Y Enfim, mas ele será o próximo que comprarei, se tornou uma questão de honra. *-*
Sua resenha ficou muito boa. Só aumentou minha expectativa com relação ao livro. *-*

Beijos,
april-1993.blogspot.com

Bianca disse... [Responder Comentário]

Estou louca pra ler essa série Will! Eu amo o Rick riordan e amo o PJ, também não sei o que estou esperando haha

Beijos, Bi
http://behindenemyline8.blogspot.com/

Mateus Noremberg disse... [Responder Comentário]

Parabéns pela resenha, Will. Eu não sei o que estou esperando para ler algo de Rick Riordan. Tenho muito interesse pelas obras dele, mas infelizmente me falta um pouco de "grana" para comprar algum livro dele. A cada resenha de algum livro dele que leio fico ainda com mais vontade de ler alguma obra sua. Acho que uma coisa falha doi esta "ligação" desta série com a anterior. Pode ser que seja uma jogada de venda, pois ninguém, ou quase ninguém, irá ler um livro que revele coisas de outros.
Muito boa sua resenha.

Mateus Noremberg - Livros Preciosos

Letícia Feitosa disse... [Responder Comentário]

Adorei a resenha! O livro parece ser bem legal :)

Laís Dama Corrêa disse... [Responder Comentário]

Eu AMO Rick Riordan, já li todos os livros da série Percy Jackson e os Olimpianos!Agora estou lendo esse aí e recomendo muito!

Lucas Martins disse... [Responder Comentário]

Ahh, eu preciso deste livro!
Sei que vou gostar. Tenho que ler a série do Percy Jackson ainda e A Pirâmide Vermelha! *-*
Enfim, vou esperar uma promoção do Submarino, tipo a de A Pirâmide Vermelha (que estava de graça :P)
Abraço!

Postar um comentário