Resenha - Um Dia

"Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinho ou flores que jamais o teria prendido se não fosse o encadeamentos do primeiro elo de um dia memorável."

Um Dia conta a história de Dexter e Emma. Eles se conhecem logo após sua formatura e passam a noite juntos, e na concepção de Dexter esse seria o relacionamento que teria com Emma, uma noite e nada mais. Porém, as coisas não acontecem dessa forma, esse dia, 15 de julho de 1988, marca a vida dos dois e a partir daí a narrativa passa a girar em torno desse dia pelos próximos 20 anos.

Cada capítulo narra o dia 15 de julho dos personagens nos anos seguintes. O que inicialmente achei que não iria dar certo se mostrou um grande trunfo do autor David Nicholls, que trazendo uma narrativa diferente de tudo que eu já havia visto conseguiu me conquistar logo nas primeiras páginas de sua obra.

Emma e Dexter são extremamente carismáticos, no início da leitura não conseguia tirar um sorriso bobo de rosto. Entretanto, essas primeiras páginas não retratam a verdadeira essência da obra que está em como a vida pode ser dura. Os personagens crescem e deixam de ser aqueles que conhecemos no início do livro. A verossimilhança com a realidade vista em Um Dia é fantástica e em determinados momentos chega a ser dolorosa.

Inicialmente e narrativa é bastante fluida e ao passar dos capítulos ela começa a se tornar mais lenta. Porém, até mesmo isso não chega a atrapalhar a leitura, muito pelo contrário, serve como um complemento do que o autor gostaria de nos transmitir. Afinal, em nossa juventude tudo passa mais rápido, não havia problemas para nos preocupar (ai chega à faculdade e lasca tudo), mas com o passar do tempo adquirimos responsabilidades e a vida se torna mais dura.

Também é interessante notar o desenvolvimento dos personagens durante o livro. Geralmente, ao lermos algum livro, acompanhamos a história dos personagens em um período de tempo menor, já em Um Dia acompanhamos Em e Dex por vinte anos de suas vidas. E isso fez com que eu me apegasse muito a ambos. Era engraçado quando eu estava nas últimas páginas e que um acontecimento da juventude deles era citada, pois eu me sentia nostálgico junto com os personagens, apesar de fazer apenas alguns dias que eu havia “visto” tal cena.

Engraçado, romântico, e incrivelmente emocionante em determinados momentos, é assim que posso resumir Um Dia. Uma obra sensacional, que me fez refletir bastante junto com Em e Dex. Dex e Em. Recomendo a todos que apreciam um bom romance, do tipo que você ri e chora juntamente com os personagens.

66 comentários:

Fernando Turozi disse... [Responder Comentário]

Ah, eu quero ler esse livro, não tão rápido assim, mas tenho vontade, se não me engano tem um filme !! Mas sei lá, vou esperar até diminuir minha lista de livros que estão aguardando na minha estante a algum tempinho =]
P.S.:Tem promoção nova lá no blog !!

Fernando

http://nerdliterario.blogspot.com/

Mateus Noremberg disse... [Responder Comentário]

Parabéns pela resenha! Ficou muito boa! O livro parece ótimo.
Geralmente os livros são narrados em "pequenos" espaços de tempo já esse, pelo que você falou, são vinte anos. Algo diferente, mas que deve ser muito legal.

Mateus Noremberg - Livros Preciosos

Andressa Tomaz disse... [Responder Comentário]

Oi Will!
Todo mundo fala tão beem desse livro, tenho tanta curiosidade de ler! (Até porque só quero ver o filme depois).
Também acho legal o fato de se passarem 20 anos. geralmente não demora tudo isso mesmo em outros livros ou até mesmo filmes.
Agora só falta ganhar a promoção :P
Ótima resenha :)

Beijos!

WebTeen disse... [Responder Comentário]

Oii, não li o livro ainda. Só vi o filme e não gostei muito não, sei lá k
Mas gostei da sua resenha e vou ler o livro né? Quem sabe gosto.
beijos!

Lucas Martins disse... [Responder Comentário]

Estou com o livro aqui esperando apenas uma brecha nas leituras de férias... Estou tentando diminuir a pilha para no ano ler o que vier de parceria e compras, pelo menos tentando, né...
Tenho medo de pegar spoiler...
Depois que eu ler o livro, Will, volto e faço um comentário melhor, ok?
Abraço!

@_brunnaerida disse... [Responder Comentário]

a história parece ser perfeita, eu quero muito mesmo esse livro *--------------------*

Adryelle :* disse... [Responder Comentário]

Eu queeeeeeeeeeero esse livro :O

Nayá disse... [Responder Comentário]

Desejo forevimente esse livro desde que foi lançado. Depois quis mais ainda quando saiu essa capa linda. E agora quero muito mais.
u.u

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Parabéns pela resenha! deve ser topado :D

Roberto Lira.

Caíque Fortunato disse... [Responder Comentário]

Oi Will, confesso que estou de olho nesse livro faz um bom tempo já, mas o que mais chamou a minha atenção foi a capa e o nome, já que nem sabia de que o livro se tratava. Lendo a resenha pude conhecer um pouco mais sobre essa obra, gosto muito de romances engraçados e que nos faz refletir. Tenho certeza de que irei gostar de Um Dia.

Abraços
Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

L@r! disse... [Responder Comentário]

Quero ler esse livro desde o lançamento,me encantei com a história,porque como você disse narra 20 anos da vida dos personagens,e não poucas semanas como estou acostumada a ler.
Estou muito ansiosa pra ler,mas com medo de me decepcionar,por causa da minha imensa expectativa.
Ah! Ótima resenha!
Bjus

Flavinha disse... [Responder Comentário]

ouw vida cruel são tantos livros desejados, e uma lista enorme para ler, e todos os dias me apaixono pelo menos por uns 5, então já viu onde isso vai parar!!
vou acabar ficando louca!!kkkkkk
amei sua resenha esse livro com certeza vai fazer parte da minha LISTINHA kkkk
bjinho

www.oaromadeumlivro.com

Jonas N. disse... [Responder Comentário]

Outro livro que está entrando para minha lista de leituras. Eu simplesmente ODEIO livro do gênero haha, me deixa meio depressivo, mas eu continuo lendo e lendo xD

Stealing Books • Roubando Livros
roubando-livros.blogspot.com

Kaah'riny - disse... [Responder Comentário]

Hey! :D
Comprei o livro há um tempinho mas acabei colocando outros livros na frente.
Sua resenha ficou ótima e me motivou a ler. Vou fazer isso em breve.
Quero descobri porque algumas pessoas simplesmente amam o livro, e outras se sentem decepcionadas. Haha'
Daí, depois vou assistir o filme. *-*

Beijos,
april-1993.blogspot.com

Jeito Inédito disse... [Responder Comentário]

Não só porque tem filme, mas eu quero muito ler esse livro. A capa (essa de atual, não a outra laranja0 me chama muito a atenção eu queria muito lê-lo. Está minha lista de prováveis leituras.
Ótima resenha, não sabia que se passam vinte anos no decorrer do livro...

resenha nova, comenta?
jeito-inedito.blogspot.com

Leninha disse... [Responder Comentário]

Achei sua resenha muito boa! Quero muito ler esse livro. :) E depois quero ver o filme.

Eu gosto de romances desse tipo. E acho válido ver o desenvolvimento dos personagens no livro, torna tudo mais real.

Beijos

Sarah Lee disse... [Responder Comentário]

Gostei muito do blog, bem organizado e bem cuidado. parabéns pelo trabalho, vc escreve muito bem.

Esse livro deve ser muito bom mesmo!!Mas creio q irei ver o filme primeiro!!

Zilda Mara Peixoto disse... [Responder Comentário]

Ahh..eu to pirando por esse livro.Quero demais!!!A resenha me deixou ainda mais louca de vontade de possui-lo.Não assisti ao filme ainda,pois estou depositando todas as minhas expectativas sobre o livro.
Ótima resenha.
Bjs!
Zilda Mara
Cachola Literária

- Thainara disse... [Responder Comentário]

Adorei a resenha... Sempre vejo esses livros nas pratileiras aqui da minha cidade, e nunca compro , mas agora me deu uma vontade imensa de ler..
Adorei mesmo!
beijos!
www.teamrobpattz.blogspot.com

Paula C. disse... [Responder Comentário]

Ai eu Deus! Faz muuuito tempo que quero ler esse livro, estou louca para tê-lo logo aqui em minhas mãos e mergulhar nessa linda história. a propósito, sua resenha foi excelente, como poucas que li.

Julio Cesar disse... [Responder Comentário]

Adorei a resenha, estou super empolgado pra ler a obra, ainda mais agora com o filme. Achei muito interessante esse fato da história se passar nos 15 de julho durante vinte anos, algo totalmente novo. Espero ler em breve.

Pamela disse... [Responder Comentário]

quero muito mesmo esse livro, to participando da promo, e torcer pra ganhar, quero muito le-lo antes de assistir o filme *0* hahahah visite meu blog

http://milleguas.blogspot.com

Paloma Viricio disse... [Responder Comentário]

Queria muitoo ver o filme...mas prefiro mesmo o livro...adorei acho muito interessante a resenha e quero conferir mais!Bjus!
http://palomaviricio.blogspot.com

CLEO disse... [Responder Comentário]

Amei a promoção, estou doida por esse livro, mas ainda não deu pra comprar, eu vi o filme e achei muito legal, mas sou dio tipo que sempre prefere o livro, tomara que eu tenha sorte.

Parabéns pelo blog e pela promoção.

CLEO disse... [Responder Comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Meylinha disse... [Responder Comentário]

Incrível!! Adorei! Se o livro me prender tanto à leitura quanto sua resenha...
Quero muito ler este livro... não consegui ver o filme nos cinemas... uma pena, pois sempre confiro o livro e o filme, exatamente para perceber todos os aspectos.

Thaís Cavalcante disse... [Responder Comentário]

Desde o lançamento deste livro, me apaixonei completamente pela sinopse dele. Parece ser uma história bastante envolvente e gostosa, principalmente, de participar dela como leitor.

Simplesmente me recusei à ver o filme antes de ler o livro! :P

Um beijão,
Pronome Interrogativo.
http://www.pronomeinterrogativo.com

Mirela disse... [Responder Comentário]

Maravilhoso!
Li e recomendo, uma história fantástica, mexeu demais comigo.

Ana Catarina Bastos disse... [Responder Comentário]

que lindoo! to apaixonada pelo livro, to louca pra ler mas já procurei pela minha cidade e não achei ): já li várias resenhas sobre ele mas essa foi uma das melhores mesmo! amando o livro!

karolsoares disse... [Responder Comentário]

A resenha mais fantástica que eu li sobre este livro! :D
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :)
Queroo Muiiiiiito Este LIVRO! :D ♥

nadia disse... [Responder Comentário]

tenho lido resenhas e criticas e ja me apaixonei pelo dexter e pela emma, torço mtu por eles e ainda nem li o livro

• Ӗwerton Ľenildo. disse... [Responder Comentário]

Quero muito ler esse livro, sério mesmo.
Eu tõ pirando KKKKKKKKKKKKK
E essa capa é show de bola :D
haha
Ótima resenha, me esclareceu pontos importantes do livro (; Agora sei que posso comprar hehe
Sucesso sempre, Abração.


Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
papeldeumlivro.blogspot.com
@Papeldeumlivro

LAYLA disse... [Responder Comentário]

ate agora não vi o filme pq quero esperar e ler primeiro, parece ser otimo!

Israel Tabosa disse... [Responder Comentário]

Desde o ano passado LOUCO para ler esse livro. Agora fiquei com mais vontade!

Yanka disse... [Responder Comentário]

Muito envolvente, 20 anos, não é todo livro que conta uma história assim, estou louca pra ler..

Lia disse... [Responder Comentário]

Omg, é tanta gente falando desse livro, que eu acho que já não estou mais aguentando de curiosidade! Preciso ler essa história!!
Vou ganhar na sua promoção!! Hehehehe!

beijão!

Bruna Donini disse... [Responder Comentário]

Ah, estou louca para ler esse livro há tempos, mas ainda não tive a oportunidade... (lê-se: dinheiro insuficiente).
A história parece ser incrível, e depois de todas as resenhas positivas que li, estou muito ansiosa para ler o livro e ver o filme...

Beijos =*

Marília Oliveira disse... [Responder Comentário]

Tô louca pra ler esse livro, descobri por acaso qdo conheci o filme, e claro q achei a historia encantadora *----*

Um beijo!

Cleide disse... [Responder Comentário]

Estou querendo ler esse livro...
Sua resenha destacou pontos interessantes do livro. Parabéns =D

gabriele disse... [Responder Comentário]

Parece linda a historia!
quero muito ler o livro :D
beijos

.Thamiris Tiziana disse... [Responder Comentário]

Esse livro deve ser lindo demaais, eu quero um *-* com essa resenha fiquei mais apaixonada pelo livro, uma historia linda e envolvente, adoro romance, esse deve ser maravilhoso !

Andressa Bernardes disse... [Responder Comentário]

Vi muita gente se matanda em algumas promoções por este livro e na realidade nunca tinha lido sobre o que ele se tratava e agora que li, vou me matar também .
Adorei a resenha e a temática do livro, adoro romance e esse parece um daqueles livros em que você aprende muito com eles, mesmo se divertindo *-*

gabi disse... [Responder Comentário]

Eu adorei esse livro. Justamente pela história e pelo fato que estamos convivendo com os personagens por um período maior de tempo e assim podemos ver a evolução deles e tudo mais.

Gabi

Thayná disse... [Responder Comentário]

Linda história deste livro, estou louca por ele.

รяª Nathalia disse... [Responder Comentário]

Eu vi o filme, muuuito Lindo.
Quase chorei hahah x.x

Beju

Nanda Attademo disse... [Responder Comentário]

Nossa!! Já li várias resenhas sobre esse livro e realmente to ficando com mais vontade de lê-lo a cada resenha.
A sua em especial me mostrou um lado do livro que as outras não é citada!
Quero mt ler esse livro! É minha meta pro mês de fevereiro!

No mais, parabéns pelo blog! Lindo, organizado e mt bem escrito.
Parabéns!
De vdd! :D

Pollyanna Campos disse... [Responder Comentário]

Me identifiquei muito com algumas partes da sua resenha. Eu também me apeguei muito aos personagens durante a leitura, e passei a gostar deles mesmo com todas suas imperfeições.
Ótima resenha, parabéns!

@PollyanaCampos
entrelivrosepersonagens.blogspot.com

Danila Gonzaga disse... [Responder Comentário]

ótima resenha de fato. Acho que essa é a melhor resenha que já li sobre "Um dia" Assim como muita gente quero ler esse livro, espero que consiga pois me parece muito bom :D
@_amargura

jessica disse... [Responder Comentário]

Amei, fiquei suuper interessada, quero ler o livro agora ! Amo histórias assim (:

@Jessy_erin

Fabi disse... [Responder Comentário]

Assisti ao filme,mas certamente o livro é melhor!Espero ter um apego aos personagens a ler o livro,caso que não aconteceu no filme.
Excelente resenha.
Beijos

Fabianne

Mary disse... [Responder Comentário]

Nossa...sua resenha me deixou com vontade de ler o livro!O filme deixa muito a desejar.
Parabéns pela resenha.

Marianna Santos

Natascha Oliveira disse... [Responder Comentário]

Esse livro é lindo demais!!! Eu chorei e confesso.. srsrs!!

Laís Dama Corrêa disse... [Responder Comentário]

to louca pra ler esse livro!Ainda mais depois de resenha ;)

Emmily disse... [Responder Comentário]

ótima resenha *_*

Sara Souto disse... [Responder Comentário]

Acho linda a história de Um Dia e adoro a capa tbm!
Quero muito ler esse livro, gostei da resenha :D

vivihsansone disse... [Responder Comentário]

Adorei a resenha e fiquei curiosa mesmo com esse tipo de narrativa. Parece ser uma estória fascinante.

Eu definitivamente preciso desse livro!

Cassia disse... [Responder Comentário]

é um lindo romance que todo mundo como eu devia ler!!

http://aleitoracassia.blogspot.com/

Letícia Feitosa disse... [Responder Comentário]

Adoro esse livro, e o filme também não é ruim. Gostei muito da postagem. Adoro seu site. Beijos.

http://bookosfera.blogspot.com/

ivã sales disse... [Responder Comentário]

Confesso que não tenho nenhum livro de romance mas tenho vontade de ler

Ademilson disse... [Responder Comentário]

Esse livro parece ser muito bom, com certeza vou comprar "Um Dia"!

Abraços,
Ademilson
http://livrosdoad.blogspot.com/

Stéphanie Munford disse... [Responder Comentário]

Eu quero muito ler esse livro! Tem uma história muito linda e o filme também deve ser ótimo!

AndreLuizVsa disse... [Responder Comentário]

Oi, não li o livro, nem vi o filme!
Mas parece ser muito bom!!

André Luiz
www.viajandonoslivros.com

Virginia de Oliveira disse... [Responder Comentário]

Já assisti o filme e amei, agora quero muito ler esse livro.

Érica disse... [Responder Comentário]

Estou doida para assistir ao filme, mas não quero fazer isso sem ler o livro antes, né? Senão perde toda a graça.
Ótima resenha, o blog tá de parabéns! :D
Bjs!

mania disse... [Responder Comentário]

Nossa cada pagina do blog que entro acho muito bem organizado, realmente é muito bom, e os sorteios são ótimos...
espero ganhar algum livro nesses sorteio maravilhosos.

LariFreeitas disse... [Responder Comentário]

É engraçado como só em ler uma resenha a gnt fica numa expectativa maior ainda de ler um livro. Adorei *-* Espero que eu ganhe -mesmo não tendo sorte pra isso- \õ auehuaheuahe. Descobri esse site a pouco tempo, mas já virei fã ! ahuehaue :*

Postar um comentário