Retrospectiva Literária



Final de ano está ai, então decidi fazer uma retrospectiva literária 2011. Escolhi alguns dos livros que li esse ano e vou comentar um pouco sobre eles, até porque não tive a oportunidade de falar de todos aqui no blog. Vamos lá?!

A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis e A Tormenta de Espadas, esses não poderiam faltar na lista de maneira nenhuma. Sem dúvida alguma esses três foram os livros que mais me surpreenderam e impressionaram esse ano. Conheci a saga através da série da HBO e me apaixonei, assim que terminei de ver a 1º temporada corri para comprar A Guerra dos Tronos, e logo após A Fúria dos Reis, e após um tempo de espera o tão aguardado A Tormentas de Espadas – que, diga-se de passagem, é o mais fantástico livro da série até agora, com suas deliciosas 880 páginas.

Agora aguardo ansioso pelo quarto livro da saga O Festim dos Corvos, que tem lançamento previsto para fevereiro. Inclusive já adquiri o meu na pré-venda, e aguardo ansioso por fevereiro!

Estava eu, órfão da saga Harry Potter que chegou ao fim também nos cinemas (mas não em nossos corações  *-*), sem nenhum grande lançamento para ler ou ver. E é ai que uma amiga me apresenta a série Jogos Vorazes. E foi amor à primeira vista, li a trilogia em uma semana – li Mockingjay em inglês – e ela meio que serviu como um “estepe” de Harry Potter. Não que eu venha a preferir Jogos Vorazes, nenhuma saga vai tomar o lugar de Harry, mas como foi bom conhecer Katniss, Peeta e claro, os Jogos Vorazes. Agora nos resta aguardar pelo lançamento de Jogos Vorazes nos cinemas em março, nem preciso dizer que a ansiedade já está a mil, né?! 
Vocês acreditam que eu só fui começar a ler o Ciclo A Herança esse ano?! Pois é, shame on me. Mas o importante é que eu li e foi mais uma que me apaixonei (apaixonado eu magina?!?!). Foi incrível conhecer Eragon e Saphira. Os três livros lançados têm tudo que eu mais amo em uma saga fantástica então não tinha como eu não gostar, dragões, história épicas, um mundo completamente novo. Ah, e eu disse dragões?! Sou fascinado por eles!

Agora só resta aguardar o último livro do clico (que era uma trilogia inicialmente). A Herança já foi lançada lá fora e só Os Sete sabem quando ele chegará aqui no Brasil, né Rocco?! Mas estou louco para ler, em inglês o livro tem mais de 1000 crocantes páginas!
Mas Will só tem literatura fantástica nessa lista?!

Não, eu prometo, mas sou fascinado pela literatura fantástica, então o que posso fazer? A série Dragões de Éter foi mais uma que me conquistou esse ano. Até agora só pude ler o primeiro livro da saga, por causa da sempre grande pilha de livros que tenho para ler, mas não importa. Em Caçadores de Bruxas a série já se mostrou incrível e estou muito ansioso para ler os outros dois livros, e farei isso logo. 

E para quem não sabe a série é escrita pelo brasileiro Raphael Draccon! E uma curiosidade, foi ele que trouxe a série As Crônicas de Gelo e Fogo para o Brasil, então mesmo que a seus livros fossem um lixo (o que definitivamente não são) o cara já teria meu respeito eterno. 
Olhe ai um que não é literatura fantástica! Ok, mas de certa forma fala sobre ela... Admito, trapaceei nessa. Mas é Harry Potter, o livro é lindo e não poderia faltar. FIM!

Em A Magia do Cinema podemos conhecer um pouco sobre os bastidores dos filmes de série Harry Potter e é tudo muito lindo. Foi emocionante ler o livro, principalmente por saber que não teria mais nenhum filme da série para aguardar. O livro é cheio de imagens, rascunhos das roupas e objetos usados no filme e um monte de coisas legais. E ele ainda vem com alguns mimos que me deixaram louco. Como por exemplo, O Mapa do Maroto, uma carta de aceitação em Hogwarts, um convite para o Baile de Inverno e muito mais coisas legais e apaixonantes para todo fã da saga.

Inclusive a pouco foi lançado um livro que segue o mesmo estilo que esse, o Harry Potter - Das Páginas paras Tela, estou sem dinheiro para comprar e como é limitado irei me odiar pelo resto da vida se não conseguir um, então alguém de da de presente?!  *-*
Olhem aí, esse não é literatura fantástica. Porém, não irei falar muito dele não, pois acabei de ler e ainda não postei a resenha. Mas gente, o livro é muito lindo. Agora entendo o porquê de a Editora Arqueiro mandar para os seus parceiros o livro junto com uma caixa de lenços.

Em breve resenha dele!  
Foi após esse livro que decidi criar o blog, sempre que ter um blog literário, mas foi depois dele que me veio à idéia do nome e a coragem para fazer. O livro é lindo, e como A História Sem Fim, é o tipo de livro que TODO leitor deveria ler.

Ok, já chega!

O post já está enorme e duvido muito que alguém vá ler isso tudo. Mas se você leu parabéns, você acaba de ganhar um kit de marcadores, mande seu endereço para... Mentira, eu não tenho um kit de marcadores. Mas você ganhou mais do meu carinho e respeito, o que é igualmente bom.

Até a próxima gente, e um bom final de ano para todo mundo!

Menções honrosas: O Herói Perdido, Um Homem de Sorte e A Cabana.

Menção SUPER HONROSA: O Nome do Vento, primeiro livro da série A Crônica do Matador do Rei. E não, ainda não li o livro e nem tenho. Isso é apenas mais um apelo (provavelmente inútil) para que alguém sinta pena de mim e me dê ele de presente. Para quem não sabe o dia do meu nome é 12 de janeiro e meu CEP é 55292-650. Abrigado!  ^^


Estou de férias o resto da semana, até ano que vem!  ahuahauh'  =P

16 comentários:

Caíque Fortunato disse... [Responder Comentário]

Não li nenhum desses livros acima, mas já ouvi falar e dizem muitas coisas boas a respeito. Muito legal a sua retrospectiva, e se não me engano, o banner é novo né? Gostei muito :)

http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Kaah'riny - disse... [Responder Comentário]

Oi! :D
Adorei seu post! *-*
Eu PRECISO (URGENTEMENTE) ler Jogos Vorazes. '-' Sério cara, a série tem tudo que eu gosto em uma série, mas acho que só vou poder comprar no meu aniversário, daí preciso esperar. Y.Y
Dragões de Éter é uma série que á está na minha lista, pois parece ser muito boa. *-*
Também necessito ler 'O Herói Perdido' do meu adorável Rick. *-* Haha' perdi algumas oportunidade de ler neste ano de 2011, mas espero que seja uma das minhas primeiras leituras de 2012!

Beijos,
april-1993.blogspot.com

Jeito Inédito disse... [Responder Comentário]

Ai, nem me lembra do HP q eu choro. Não li nenhum desses (nossa, não sei se eu sou desinformada ou o quê...), então ainda Tô orfã.

visita?
jeito-inedito.blogspot.com

Thyeri Bione disse... [Responder Comentário]

Adorei a retrospectiva, só livro bons! Estou contigo Will, amo literatura fantástica. As crônicas de gelo e fogo é minha série favorita, estou para ler o 5° volume da série, só preciso de tempo entre os livros de parceria. Se prepare quando for ler O Nome do Vento, você vai amar!

Abraço!
Restaurante da Mente

L@r! disse... [Responder Comentário]

Livros muito bons nessa retrospectiva!Então irei comentar na ordem do post.kkkkkkkk
Jogos Vorazes realmente está entre os melhores livros que eu li esse ano também(Obrigado por me apresentar a trilogia!=D).O que mais me chamou a atenção na trilogia foi a maneira que a autora faz critica a sociedade.Porém gosto de tudo,quer dizer quase tudo,pois,não gostei do final da trilogia. =/
O que falar do ciclo A Herança?!Eu sou completamente apaixonada por Eragon,Safira,Arya... Amo literatura fantástica,e desde que li Eragon virei fã da saga,agora espero o seu final A Herança,editora rocco ajude a acabar com a nossa espera logo né?! =P
Bem,os outros eu ainda não li,mas já estou apaixonada por O Diário de Suzana para Nicolas só por uma resenha que li,espero conseguir lê-lo ainda em 2011.
Gostei da retrospectiva,mas não gostei do Herói Perdido só ganhar menção honrosa! u.u kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjuss!=D

Zilda Mara Peixoto disse... [Responder Comentário]

Oi,Will...que retrospectiva hein...
Show!!Só livros bons..Estou muito a fim de ler a trilogia de Jogos Vorazes e O diário de Suzana para Nicolas.
Bjs!
Zilda Mara
Cachola Literária

Raquel Miranda disse... [Responder Comentário]

Já ouvi falar em todos da lista, mas nenhum dele eu li. Fiquei curiosissima.
Obrigado pela visita.

Raquel Miranda
Nós e Livros

Manuella Monte Santo disse... [Responder Comentário]

Se eu for fazer minha retrospectiva, vou passar vergonha rs.

Obrigada pela visita.
Te sigo.

Um abraço.

Lucas Martins disse... [Responder Comentário]

Will, que lista fantástica - literalmente-.
E sabe o pior é que não li nenhum deles (juro que me arrependo!). Morro de vontade de ler As crônicas de Gelo e Fogo e Jogos Vorazes! Sério, são as que eu mais preciso ler!
Eu comprei hoje O Diário de Suzana para Nicolas, e estou louco para ler. Vai furar fila com certeza!
Acho super legal este livro do HP, vi hoje na livraria e fiquei com vontade de comprar. É pesado, né?!
Já tive curiosidade para ler Eragon e tal, mas depois do filme, me decepcionei um pouco.
Uma série que todos falam bem, e parece legal é A Crônica do Matador do Rei. Quero ler!
Morro de vontade de ler a série Dragões de Éter! Quero ver se pego uma promoção no Submarino.
Gostei dos seus comentários referentes ao Livraria Limítrofe. Fiquei bem curioso, parece legal!
Ahh, eu já li A Cabana, adorei! Achei genial! Quero ler Um homem de Sorte também!
Enfim, ótima retrospectiva, Will! Abraço!

Andressa Tomaz disse... [Responder Comentário]

Oi Will!!
Realmente, o único que eu li das Crônicas de Gelo e Fogo, o primeiro, é super surpreendente! O que foi aquele final? Fiquei revoltada, nem acreditei.
Nunca li Eragon, mas meu irmão tem a série e qualquer dia vou ler e tirar minhas conclusões!
Nem vou falar também que quero ler Dragões de Éter porque já te disse isso e fiquei ainda mais curiosa quando li sua resenha.
O Diário de Suzana para Nicolas é tão triste!! Chorei de soluçar (estou chegando à terrível conclusão de que sou chorona hauhaua)
Adorei sua retrospectiva, quero ler a maioria dos livros :)

Beijos!

Ingrid Lilianne disse... [Responder Comentário]

Adoooooorei, fica até como sugestão pra eu colocar no skoob e lembrar de ler kkkkkkkk '-' na hora de comprar eu fico perdida. Beeijos!


papeldeumlivro.blogspot.com

Bruno disse... [Responder Comentário]

Gostei bastante da retrospectiva,são livros muito bons e que com certeza quero ler.
Abraço!

Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com

Luana Farias disse... [Responder Comentário]

kkkk ri horrores com eu estava órfão kkk, mas pior que quando acaba algo a gente fica mal não é? Adorei a retro, ficou bem legal os dragões eu não li ainda mas quero ler em breve, e outro que não li mas estou louca pra ler é Jogos vorazes.

Bjs

Flavinha disse... [Responder Comentário]

as crônicas de gelo e fogo também foram meus livros favoritos *-*
jogos vorazes só li até agora os 2 da trilogia e confesso que o segundo me deu uma desanimada no inicio :/
acredita que ainda não tive tempo de ler a trilogia dragões de Éter? nem o ciclo? pois é estão aqui na minha estante aguardado um tempinho, mas como o ano apenas começou tem muito tempo pela frente!
amei os livros só faltou 'o nome do vento' hihihi

bjinho

www.oaromadeumlivro.com

Fernanda Souza disse... [Responder Comentário]

Ai que post torturante, vários que estão ai eu quero ler... Destaco entre eles 'As crônicas de gelo e fogo', estou muito curiosa pela série com certeza.
'O Diário de Suzana para Nicholas', vou ler em breve.

Beijos
@LeitoraIncomum
Leitora Incomum

Jonas N. disse... [Responder Comentário]

Quero muito ler a trilogia de Jogos Vorazes

Postar um comentário