Resenha - Um Homem de Sorte

Victor analisou a fotografia antes de devolvê-la: - Você disse que a achou ao nascer do dia?
- Sim.
- Esse é o momento mais poderoso do dia.
- Você já me falou.
- Isso é um sinal. Ela é o seu amuleto da sorte. [...]
- Ela foi mesmo esta noite.
- Não foi só hoje. Você achou essa fotografia por um motivo. Ninguém deu falta dela também por um motivo. Hoje resolveu pegá-la por um motivo. Ela estava destinada a você.
Um Homem de Sorte foi o primeiro livro do Nicolas Sparks que li. Após ouvir tantos comentários positivos sobre o autor estava bastante animado e com a expectativa lá em cima quanto à leitura de um de seus livros. E posso dizer sem dúvida alguma que Um Homem de Sorte não decepciona. Uma linda história que me prendeu até seu final, e me fez ansiar bastante pela leitura de outros livros de Sparks.

Thibault é um ex-fuzileiro naval, que durante uma missão no Oriente Médio encontra a fotografia de uma mulher, e é nesse momento que ele tem sua vida completamente mudada mesmo sem saber ainda.

No total Thibault vai três vezes à guerra e sobrevive as três, mesmo tendo passado por diversas situações de quase morte e ter perdido vários de seus companheiros. E é ai que Victor, seu melhor amigo, fala que a foto achada por Thibault é na verdade um amuleto, que o protegeu por todo esse tempo, e que ele deveria ir em busca da mulher naquela foto, pois os dois estariam destinados a ficar juntos.

E mesmo sem saber o real motivo de estar fazendo isso Thibault decide ver o que o destino lhe reserva, e ao lado de seu cachorro Zeus saí em busca daquela mulher.  Os dois cruzam o país a pé até chegar até cidade de Hampton onde conhecem Beth, a mulher da foto.

Aos poucos Thibault começa a fazer parte da vida de Beth, mas também passa a ter que lidar com Clayton, ex-marido de Beth com quem teve seu filho Ben. Outra personagem que deve ser citada é Nana, a sábia avó de Beth, dona de um canil e treinadora de cães da qual é impossível não gostar.

A leitura de Um Homem de Sorte é bastante fluida, ela me prendeu de tal maneira que sempre que o pegava para ler lia várias páginas de uma só vez, o que fez com que eu termina-se o livro rapidamente. A narração é feita em terceira pessoa, e os capítulos são intercalados pelos pontos de vista de Thibault, Beth e Clayton.

É interessante notar como cada um dos personagens é bem construído, Clayton, por exemplo, que pode ser considerado o “vilão” da história, mas que não é mostrado de tal forma. Nos capítulos que mostram seu ponto de vista entendemos os motivos que levam o personagem a tomar certas atitudes, isso humanizou o personagem e me fez entender o porque dele pensar e agir de tal maneira. O mesmo acontece com Thibault e Beth, ao ler os capítulos pelos seus pontos de vista podemos ver o relacionamento dos dois sendo criado e podemos entender melhor os medos e incertezas de cada um.

Mas uma das coisas que estranhei um pouco no livro foi seu final. Não que seja ruim, muito pelo contrário, é que ele se dá de maneira rápida e um pouco brusca demais. Em determinado momento estava lendo uma página, quando passo para a próxima percebo que o livro havia acabado, o que me deixou com a sensação que ainda estaria faltando alguma coisa. Mas isso não chegou realmente a prejudicar a qualidade da obra.

Lançado no Brasil pela Editora Novo Conceito Um Homem de Sorte nos faz pensar no poder do destino em nossas vidas. Sem dúvida alguma, a partir de agora, passarei a recomendar os livros do Nicolas Sparks a todos. Tenho certeza que esse foi apenas o primeiro de muitos dos livros do autor que irei ler, e espero que todos sejam tão bons quanto esse. 

15 comentários:

Thyeri Bione disse... [Responder Comentário]

Will, tenho muita curiosidade de ler algum livro do Nicholas, pois muita gente fala muito bem de sua escrita. Mas ainda acho que não irei gostar muito, por não gostar tanto do gênero literário que ele escreve. Mas mesmo assim ainda tenho essa curiosidade, só não sei quando lerei.

Ótima resenha.

Abração!
Restaurante da Mente

Amanda Mag disse... [Responder Comentário]

Eu ainda nao pude ler esse livro,mais tive a oportunidade de ler Querido John e confesso eu chorei mto enquanto lia.Tinha um pouco de receio sobree um homem escrever romances mais vi que nessa arte Nicholas supera qualquer um.

Pedro_Almada disse... [Responder Comentário]

eu tava de olho nesse livro, sabe?
Ainda não li nada desse autor, mas ouvi ótimas críticas sobre ele. Muito boa a resenha, parabéns xD

grande abraço!!


@Pedro_Almada
http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com

Andressa Tomaz disse... [Responder Comentário]

Oi Will!
Realmente, no final do livro eu esperei um pouco mais de história para completá-lo. Mas depois me contentei em só saber o que tinha acontecido mesmo com os personagens.
Apesar de Clayton dar um pouco de raiva as vezes é mesmo entendível o porque de seus atos.
Muito boa a resenha, eu amei esse livro!

Beijos!

Zilda Mara Peixoto disse... [Responder Comentário]

Nossa,que resenha linda!Perfeita!!Já estava morrendo de curiosidade em relação a esse livro.Tenho certeza que irei me encantar por ele.
Quero te desejar um Feliz Natal repleto de paz e harmonia e que Deus continue lhe abençoando!
Bjs!!
Zilda Mara
Cachola Literária

Lucas Martins disse... [Responder Comentário]

Estou lendo A última música, também do Sparks e estou apreciando bastante a escrita do autor.
Estou louco para ler Um Homem de Sorte, sua resenha só comprovou a capacidade de uma história boa e criativa bolada pelo gênio que é Nicholas Sparks.
Abraço!

Mateus Noremberg disse... [Responder Comentário]

Primeiramente, ótima resenha. Parabéns.
Eu também só vejo comentários positivos a respeito do livro e estou criando muitas expectativas quanto a ele. Nunca li nada de Sparks mas já ouvi muitos comentários positivos a respeito de suas obras. Estou achando que Um Homem de Sorte será o primeiro livro de Nicholas Sparks que irei ler, igualmente à você. hehe
Mais uma vez, parabéns pela resenha. Ficou muito boa. Desejo à você um Feliz Natal.

Mateus Noremberg - Livros Preciosos

Bruno disse... [Responder Comentário]

Resenha muito boa.
Aproveitando deixo meus votos de Feliz Natal,que essa data seja maravilhosa e abençoada.
Abraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com

Caíque Fortunato disse... [Responder Comentário]

Oi Will, ótima resenha! Estou com esse livro para ler aqui, e após ler essa resenha fiquei bem curioso para aprofundar na história. Como você disse, muita gente elogia o trabalho de Nicolas Sparks, acho que não vou me decepcionar com Um Homem de Sorte. Nunca li nenhum livro desse autor, acho que esse será o primeiro.

Abraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

aym disse... [Responder Comentário]

Gostei da resenha, apesar de ter uma opinião totalmente diferente do assunto... que por mágica foi postado por último também. =x
mas de que vale opinião se ela é igual né? *-*
beijos
boas festas

• Ӗwerton Ľenildo. disse... [Responder Comentário]

UAL, eu sempre quis ler esse livro, e agora mano, com essa resenha, quebrou o resto de dúvidas que eu tinha haha
Tenho que compra-lo *--*
Ótima resenha, meus parabéns =D
Sucesso sempre, abração.

papeldeumlivro.blogspot.com

Mateus Noremberg disse... [Responder Comentário]

No comentário anterior que eu fiz aqui nesse post tinha falado que achava que "Um Homem de Sorte" seria o primeiro livro de Nicholas Sparks que eu iria ler, assim como você. Hoje fui a livraria e o comprei :D Vai ser o primeiro mesmo! hehehe Vi vários títulos interessantes que me deixaram tentado, mas quando vi "Um Homem de Sorte" logo escolhi ele.

Mateus Noremberg - Livros Preciosos

L@r! disse... [Responder Comentário]

Tenho que confessar que nunca li um livro de Nicholas Sparks,não faz muito o meu estilo de livros.Mas,depois de ver alguns filmes inspirados nas obras dele,e de meus amigos comentarem tanto,estou ansiosa para ler um livro dele.
Gostei muito da resenha.Fiquei mais ansiosa ainda para começar a ler O Homem de Sorte depois dela,pois quero ver como se dá a narração do ponto de vista de Thibault, Beth e Clayton.
Bjuss! =D

Emmy disse... [Responder Comentário]

Eu já li três livros do Nicholas Sparks e pode ser difícil de acreditar, mas nenhum entrou na minha lista de preferidos, o que me deixou triste já que a maioria das adaptações dos livros estão em minha lista de favoritas! Eu estou lendo Um homem de sorte e infelizmente estou demorando demais, ate onde estou o livro não esta me prendendo, espero que isso mude ;)
Adorei sua resenha!
Bjs, Emmy
Literary World

Jonas N. disse... [Responder Comentário]

Ralei pra conseguir ganhar esse livro em uma promoção e está em um dos que eu mais quero ler!

Postar um comentário