Resenha - As Crônicas da Terra do Lago: O Primeiro-Ministro

 “(...) O reino, acostumado com a paz, não possuía um grande exército. Seu povo era pacato assim com se monarca e não perceberam a ameaça que se formava ao leste e, como uma nuvem negra, avançava sobre eles.”
As Crônicas da Terra do Lago: O Primeiro-Ministro, da pernambucana Iracy Araujo, me surpreendeu de diversas formas. Ao iniciar a leitura não imaginei que o livro, relativamente pequeno, iria fazer com que eu me apegasse tanto a seus personagens ou me conectasse a eles da forma como aconteceu.

Governado pelo Rei Darel, a Terra do Lago sempre viveu em paz. Tanto que nem mesmo um exército poderoso o reino possuía, mas essa paz é abalada por Magnus, que após destruir grande parte dos recursos presente em sua terra, pretende conquistar a Terra do Lago.

Prevendo a iminente derrota diante do poderoso exército de Magnus o Rei Darel confia sua filha, a princesa Diana, aos cuidados que Quíron, primeiro-ministro do reino e planeja sua fuga na esperança de que um dia Diana possa assumir o lugar que lhe é de direito. E mesmo já prevendo a derrota diante do poderio de Magnus o Rei decide lutar pelo reino que durante tantos séculos pertenceu a sua família.
“- Defenderei meu reino e morrerei por ele se preciso for – disse afinal o Rei - mas é preciso que Diana fique em segurança.”
A leitura de O Primeiro-Ministro é bastante fluida, é gostoso ler e conhecer mais sobre o mundo criado por Iracy. Além da guerra e da fuga da princesa o livro também trata bastante de magia, e esse foi exatamente o ponto que fez com que eu me apaixonasse pela estória.

Uma coisa que não chega a prejudicar o livro, mas que me incomodou um pouco foi o fato de alguns acontecimentos serem um pouco “corridos”, como já comentei o livro é pequeno, e muitos pontos poderiam ter sido mais explorados. Um exemplo é o romance que em determinado momento surge no livro, mas que quase não é explorado.

Porém, isso não prejudica em momento algum o entendimento, o livro é bem amarrado e não deixa pontas soltas. Seu impactante final deixa um gostinho de quero mais imenso, mas isso apenas no próximo ano, quando o segundo livro da série, O Castelo da Floresta, for lançado.

17 comentários:

Andressa Tomaz disse... [Responder Comentário]

Oi Will!
Realmente, pelo livro ser pequeno, antes de iniciar parece que não botamos muita fé né? Mas a Iracy conseguiu me envolver muito com a história, cheia de aventuras!
O que me incomodou mais nem foi isso, prefiro que os acontecimentos andem rápido do que aqueles que o autor enrola demais. O que me incomodou foram alguns erros de ortografia por parte da editora. =/
Quero muito ler a continuação!

Beijos.

• Ӗwerton Ľenildo. disse... [Responder Comentário]

Eu tõ lendo o livro e estou adorando haha
Histórias de reis, magia, sempre foi meu foco principal. hehe
Ótima resenha, meus parabéns Will :D
Abração .

papeldeumlivro.blogspot.com

Camila Leite disse... [Responder Comentário]

Oi Will, abusada né? rs Posso te chamar assim?
Obrigada pelo aviso, já concertei o erro na resenha de Chocolate :)
E eu amo a capa desse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo!
Abraços,
Camila Leite

@sonhospontinhos
www.sonhosentrepontinhos.com

Viviane disse... [Responder Comentário]

Olá, estou retribuindo e te seguindo tb, recebi esse livro para resenhar tb, e estou adorando.Logo postarei a minha resenha... história muito legal, inclusive estou lendo para minha filha a noite*.*

Parabéns pelo blog e sua resenha está muito boa, descritiva sem muito revelar :)
Beijos

Razão e Resenhas

Luciana Gomes disse... [Responder Comentário]

Olá! Vim retribuir e agradecer a visita! Adorei o seu blog, as resenhas sao bem legais e as dicas excelentes. Já estou te seguindo.
Olha so, o Vou-de-Blog, a partir de janeiro estará c uma promo somente p parceiros. Se vc quiser fazer parceria e divulgar seu blog la, é so seguir essas regrinhas: http://www.voudeblog.com/p/anuncie-aqui.html
Abraços.
Lu

Bruno disse... [Responder Comentário]

Gostei bastante da resenha,deu vontade de ler o livro.
Passei pra conhecer seu blog e já estou seguindo.
Abraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com

Robledo Filho disse... [Responder Comentário]

É curioso ver uma autora brasileira escrevendo esse tipo de literatura, não é? Estamos tão acostumados à predominância dos escritores estrangeiros no cenário épico que jamais imaginamos que alguém do nosso país possa vir a escrever sobre reinos, guerras e exércitos. De qualquer forma, o livro de Iracy parece bastante promissor - só acho triste que, como apontou uma das suas comentaristas, a editora não tenha corrigido alguns erros de ortografia. Assim como uma boa revisão é capaz de aumentar a credibilidade de uma obra, a abundância de erros gramaticais pode contribuir - e muito - para uma avaliação geral negativa.

Grande abraço,
Livros, letras e metas

PamFardin disse... [Responder Comentário]

Nossa, super diferente a temática do livro, fiquei interessada *--* A capa também está linda, mais um livro que me lembra O senhor do anéis do mestre Tolkien ^^

Beijos
aritmeticadasletras.blogspot.com

Milena disse... [Responder Comentário]

Achei o livro bem interessante! Gosto dessas coisas mais antigas e pelo que eu estou percebendo, é um estilo que "tá pegando". Parece ser mt bom!

Beijos!

Carissinha disse... [Responder Comentário]

Fiquei com vontade de ler por causa da sua resenha.

Parece muito interessante.

Beijos!!

@carissinha

Arte Around The World

Marina Oliveira disse... [Responder Comentário]

Li esse livro há pouco tempo e gostei muito. Concordo que algumas partes poderiam ter sido mais exploradas, mas acho que o romance a autora guardou para os volumes seguintes. Gostei bastante da história, do cenário e dos personagens. Achei um ótimo livro. :)
Beeeijos

Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com

#Aηα мαgιєяσ# disse... [Responder Comentário]

Oie Will
Olha eu já ouvi fala muito desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha dele antes, é por incrivel que pareça.. e agora lendo deu uma louca vontade de ler ele!! hahahahaha.. Os autores nacionais estão mandando super bem, fazendo livros mega bons... hahahhaha.. Mais enfim.. a sua resenha está ótima e me deixou com vontade de comprar e ler esse livro... kkk'..
Beijos

Ana Magiero
Garota Sonhadora Em Livros

Caíque Fortunato disse... [Responder Comentário]

Oi Will, esse livro é ótimo, eu já li e resenhei no meu blog, na minha opinião ele é uns dos melhores entre os nacionais que eu já li. Sua resenha mais uma vez ficou ótima!!

http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Lucas Martins disse... [Responder Comentário]

Cara, eu adorei este livro!
Gostei muito da escrita da autora e da história que ela criou. Foi sem sombra de dúvida, uma das melhores leituras nacionais do ano!
Sua resenha expressa muito bem o que eu senti. Inclusive esta questão da decorrência dos acontecimentos... não achei exatamente corrido, mas poderia ter sido melhor explorado mesmo.
Abraço!

Vanessa Cássia disse... [Responder Comentário]

Acabei de ser a "100" seguidora!! rsrs...Eu estou ansiosa para ler o livro, e adoraria de um dia poder ter uma resenha escrita nesse blog!! Entre Amores Cruzados!! Quem sabe um dia o aguarda...rs

http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/pages/Entre-Amores-Cruzados/163998043683547

Abs.

Luks Vieira disse... [Responder Comentário]

Adorei o livro (esperando a continuação..rs.).
Att.,
Luks

L@r! disse... [Responder Comentário]

Estou muito ansiosa para lê-lo,escutei varias criticas positivas e quero ver se o livro faz jus a elas.
Eu tenho um pé atras com escritores brasileiros,então espero me surpreender pois a história parece ser ótima. =D

Postar um comentário