Resenha - Jogos Vorazes

“Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!”

Após o declínio da America do Norte surge uma nova nação a partir de suas ruínas, Panem. Inicialmente formada por uma Capital e 13 Distritos, passou a possuir apenas 12 quando os distritos se unem em um levante contra a Capital que culmina na destruição completa do Distrito 13 e no domínio absoluto da Capital. Nesse cenário conhecemos Katniss, moradora do Distrito 12, um dos distritos mais pobres de toda Panem.  

Com a morte de seu pai Katniss se vê obrigada a cuidar de sua irmã Prim e de sua mãe, que entra em depressão devido à perca do marido. Com a ajuda de seu melhor amigo Gale e com a caça, que é considerada um ato ilegal nos distritos, é que a garota consegue alimentar sua família.

Todos os anos acontecem os Jogos Vorazes, reality show promovido pela Capital que coloca um garoto e uma garota de cada distrito, chamados tributos, dentro de uma arena onde apenas um poderá sair vivo no fim. E é Prim, irmã de Katniss, a sorteada como tributo feminino do Distrito 12. Porém, a garota, em um ato de desespero, não permite que a irmã participe dos jogos e se voluntaria para ir ao lugar dela. Por fim Peeta, filho do padeiro do distrito, é sorteado como tributo masculino.

Katniss e Peeta têm Haymitch, único vencedor dos jogos que é do Distrito 12, como mentor. Entretanto, após passar pelos Jogos Vorazes e ter sido obrigado a ver todos os outros tributos dos quais foi mentor morrerem na arena, ele se entrega a bebida e passa a ser uma pessoa da qual Katniss não sabe ao certo se deve confiar.

Suzanne Collins cria uma obra fantástica, que prende o leitor do primeiro ao último capítulo – li o livro em menos de dois dias, simplesmente não consegui colocar o livro de lado nem por um instante. Outro ponto alto do livro são os personagens, marcantes e complexos, cada um com suas particularidades.

Lançado no Brasil pela Editora Rocco, Jogos Vorazes é o tipo de obra que prende o leitor do início ao fim, sendo praticamente impossível terminar de ler esse primeiro volume da trilogia e não desejar imediatamente iniciar a leitura de seu segundo volume, Em Chamas.
.

0 comentários:

Postar um comentário